No evento, Jorge Viana garantiu espaço para cooperativas nos programas da Agência e destacou foco em iniciativas lideradas por mulheres
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, participou da abertura do 2º Encontro Nacional de Cooperativismo – Coopera Mais Brasil, maior evento de cooperativismo do país.
O encontro celebra um ano do programa Coopera Mais e reúne cerca de 400 cooperativas que representam aproximadamente 200 mil famílias agricultoras. As cooperativas participantes atuam em diferentes cadeias produtivas, como mel, frutas, verduras, geleias, queijos, leite, hortaliças e grãos com origem em todos os estados brasileiros.
O presidente Jorge Viana, destacou, em sua participação, o compromisso da ApexBrasil em apoiar o setor. Segundo ele, as cooperativas terão espaço garantido nas iniciativas da ApexBrasil, com atenção especial às lideradas por mulheres.
“Estamos construindo, na Apex, uma maneira de somar forças com o Coopera Mais Brasil. Nesse momento de desafios no comércio exterior, com sanções impostas pelos Estados Unidos, nosso governo tem reagido de forma equilibrada e responsável, sempre em defesa da soberania nacional. Criou-se um programa de R$ 30 bilhões, liderado pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, para socorrer empresas exportadoras – e as cooperativas fazem parte desse esforço. Hoje, cerca de 9 mil empresas, incluindo cooperativas, exportam para os EUA, e nós trabalhamos para garantir que nenhuma delas seja deixada de lado”, afirmou Viana.
Viana também ressaltou que a ApexBrasil busca consolidar reservas de mercado para cooperativas em todos os seus programas, fortalecendo o papel do setor no comércio internacional e ampliando as oportunidades de inserção global da agricultura familiar brasileira.
Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o evento se consolida como espaço de diálogo entre centrais, cooperativas e governo, fortalecendo a agricultura familiar e impulsionando políticas públicas de inclusão produtiva e geração de renda. Durante a abertura oficial, o ministro Paulo Teixeira anunciou um pacote de R$ 600 milhões em medidas de crédito, bioinsumos, inovação e redes de apoio, que beneficiarão diretamente cooperativas e comunidades tradicionais em todo o país.
“Nós nos desafiamos a levar o Pronaf para todas as regiões brasileiras. No Nordeste, nós investimos cinco bilhões, hoje nós investimos onze bilhões no Nordeste. Aumentamos em trinta por cento do Norte, e explodiu na produção das florestas produtivas. No Sudeste, no Centro-Oeste, hoje é um programa nacional” comentou Teixeira.
Com uma programação diversificada e foco no fortalecimento do cooperativismo, o Encontro Coopera Mais Brasil reforça o protagonismo das cooperativas na produção de alimentos, na geração de valor e na construção de um desenvolvimento rural sustentável e inclusivo.